Justiça Divina e Justiça dos Homens

Justiça Divina e Justiça dos Homens.

Sejam bem-vindos! Somos um blog de divulgação da Doutrina Espírita em assuntos que guardam relação com o Direito e a Justiça. Nosso principal objetivo é comentar temas jurídicos da atualidade, sempre à luz do Espiritismo. Naveguem com o Mestre Jesus!

A lei de Deus é perfeita e invariável. As leis dos homens são imperfeitas e evoluem ao longo dos tempos, sendo apropriadas aos costumes e ao caráter dos povos (interpretação do blog sobre o Capítulo I, itens 1 e 2 de "O Evangelho segundo o Espiritismo)



segunda-feira, 28 de março de 2011

Espiritismo e Ramos do Direito


Sempre quando o internauta acessa este blog, depara-se com uma mensagem de boas-vindas, explicando ser este um um blog de divulgação da Doutrina Espírita em assuntos que guardam relação com o Direito e a Justiça. Além disso, é dito ser o principal objetivo do blog comentar temas jurídicos da atualidade, sempre à luz do Espiritismo.

Você deve ter percebido que o conteúdo dos primeiros posts aqui veiculados foi bem ao encontro do objetivo de comentar temas jurídicos da atualidade. Isto porque, as primeiras postagens do blog comentaram notícias recentemente divulgadas na mídia.

Mas como enunciado na citada mensagem de boas-vindas, a primeira razão de ser deste projeto em mídia eletrônica é divulgar a Doutrina Espírita em assuntos que guardam relação com o Direito.

É por isso que, sem prejuízo de prosseguirmos postando textos comentando assuntos jurídicos da atualidade à luz do Espiritismo, a partir das próximas postagens, vamos iniciar uma incursão pelos diversos ramos do Direito.

Você identificará estas postagens pelo título padrão "Série Ramos do Direito", acompanhado de um subtítulo formado pelo ramo jurídico em foco e pelo tema específico do texto. Por exemplo, o primeiro post será o seguinte: "Série Ramos do Direito: Direito de Família - Casamento e União Estável à luz do Espiritismo".

Aliás, diante da importância capital da família como célula das sociedades terrenas, não poderíamos iniciar a esta nova empreitada do blog com outro ramo jurídico senão o Direito de Família, que é na verdade um sub-ramo do Direito Civil.

Após este primeiro post, ainda no ramo do Direito de Família, abordaremos dois outros temas deveras importantes, quais sejam: divórcio e adoção. Só depois é que pretendemos nos enveredar por outras searas do Direito Civil e também por outros ramos  como Direito Constitucional, Direito Penal, Direito do Trabalho,  Biodireito etc. Isto sem que deixe de permanecer nos planos novas abordagens relativas ao importantíssimo Direito de Família, bem como, repita-se, nunca se abandonando a idéia de comentar assuntos jurídicos da atualidade à luz da Doutrina Espírita.