Justiça Divina e Justiça dos Homens

Justiça Divina e Justiça dos Homens.

Sejam bem-vindos! Somos um blog de divulgação da Doutrina Espírita em assuntos que guardam relação com o Direito e a Justiça. Nosso principal objetivo é comentar temas jurídicos da atualidade, sempre à luz do Espiritismo. Naveguem com o Mestre Jesus!

A lei de Deus é perfeita e invariável. As leis dos homens são imperfeitas e evoluem ao longo dos tempos, sendo apropriadas aos costumes e ao caráter dos povos (interpretação do blog sobre o Capítulo I, itens 1 e 2 de "O Evangelho segundo o Espiritismo)



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Série Ramos do Direito - Direito de Família: A Doutrina Espírita não é contrária ao Divórcio


Em continuidade à série Ramos do Direito, lembramos que a maioria das uniões terrenas tem caráter provacional. Significa dizer que dois Espíritos, ainda no plano espiritual, programam o casamento ou a união estável para resgate de erros e desavenças do passado.

Para que a união seja duradoura, é necessário o respeito mútuo e a dedicação de ambos os cônjuges. E o êxito completo depende do quanto de amor, respeito, companherismo, tolerância e compreensão serão capazes de aprender a cultivar.

Porém, infelizmente, muitas das vezes, o comportamento completamente oposto ao planejamento reencarnatório leva à insuportabilidade da vida conjugal, vindo o casal a sucumbir perante a prova. É quando se começa a falar no divórcio ou dissolução da união estável, remédio amargo da legislação terrena, cujo objetivo é que, além do fracasso perante a provação, o casal não adquira, reciprocamente, sob os efeitos da lei de ação e reação, mais comprometimentos decorrentes de faltas e ofensas mutuamente cometidas. Isto sem mencionar as consequências psicológicas negativas que a vida em um lar totalmente desarmonioso pode trazer aos filhos.

É assim que, quando presentes as circunstâncias acima, a Doutrina Espírita não se revela contrária ao divórcio ou à ruptura de outras espécies de uniões conjugais. Muito pelo contrário,  concebe o divórcio como "...lei humana que tem por objeto separar legalmente o que já, de fato, está separado", não sendo "...contrário à lei de Deus, pois que apenas reforma o que os homens hão feito e só é aplicável nos casos em que não se levou em conta a lei divina". Como fica claro em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", quando Kardec dedica um capítulo inteiro ao dilema Indissolubilidade do Casamento X Divórcio. Para conferir, clique no título do capítulo, disponível no Portal do Espírito: "Capítulo XXII - Não separar o que Deus juntou".

Sobre tema ainda vale à pena conferir entrevista concedida por Divaldo Pereira Franco ao Programa Transição. Com a clareza e fundamentação de sempre, o médium baiano expõe com clareza a visão da Doutrina Espírita acerca do divórcio. Abaixo, acesse o vídeo disponível no Youtube em duas partes:

Conflitos Conjugais (1ª Parte)

Conflitos Conjugais (2ª Parte)

Só para completar, vale comentar que todo o conteúdo ora postado sobre o tema "Divórcio", aplica-se também à dissolução de união estável ou de quaisquer outras uniões conjugais perante as leis humanas. Para que não fique nenhuma dúvida, recomendamos a leitura do primeiro post sobre Direito de Família da Série Ramo dos Direitos, intitulado Casamento e União Estável à Luz do Espiritismo. É só clicar no título e conferir.